Piscina Gasa em Gibraltar
07-07-2014
Piscina Gaza - Gibraltar
A SOCIMORCASAL S.A., em parceria com a Casais Gib, participou no projeto em Gibraltar das piscinas de Gasa, complexo exterior constituído por piscinas de água salgada, zonas de lazer e infraestruturas dotadas de equipamentos e acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida, incorporado numa estrutura existente de piscinas interiores. A especificidade do projeto, quer ao nível do cronograma de trabalhos como na conceção e execução de alguma complexidade técnica, merece um destaque, trata-se pois, da primeira piscina de água salgada com fundo regulável, com um sistema completamente inovador e impar no mundo.
Foi desenvolvido numa baía de Gibraltar perto da marina, na zona de Gasa, sobre o mar devido às limitações territoriais da península de Gibraltar, o crescimento passa obrigatoriamente por conquistar espaço marítimo, solução adotada para vários e recentes projetos do Governo de Gibraltar.
Entre muitos requisitos, o projeto incluía todas as fixações em aço inox A4, devido à classe de exposição e agressividade do meio marítimo, em todo o tipo de fixação necessária no sistema de revestimento. A madeira escolhida para o revestimento depois de uma fase de estudo, foi o ipê, tendo reunido o maior consenso ao nível da durabilidade e resistência. A secção escolhida foi de 136x24mm, com comprimentos variáveis e acabamento antiderrapante com boleado fino e fixação à vista. A estrutura foi executada com vigas de pinho nórdico tratado em autoclave, com faces aparelhadas e secção 147x77mm, comprimentos variáveis conforme as diferentes situações do trabalho.
A segurança nunca foi descurada, parte importante e sempre salvaguarda, tendo em conta o tipo de trabalho a realizar sobre o mar, com elevada exposição solar e altas temperaturas durante o dia.
A construção divide-se em 4 zonas, esplanada do bar, passeio marítimo, ambas em ‘’terra’’, pontes de acesso e as plataformas da piscina e parques de recreio em ‘’mar’’.
A obra teve duas fases, a 1ª fase ‘’terra’’ com data de inauguração a 1 de Julho de 2014, a 2ª fase ‘’mar’’ teve, data de inauguração 30 de Julho de 2014.
Os sistemas utilizados, variam consoante a zona e tipologia da base, de forma resumida:
1) Bar da esplanada: base em betão, aplicação das vigas de pinho tratado afastadas em 500mm ao eixo da viga, travadas entre si com barrotes 70x70mm, simplesmente apoiadas na base pontualmente com calços de nivelamento. Estruturas especiais com vigas de madeira para o balcão, escadas e rampas de acesso;
2) Passeio marítimo: A estrutura primária é em betão armado para fixação das vigas. Base de assentamento em vigas de material compósito FRP, secção ‘’H’’, com acabamento intumescente resultado da função estrutural, aplicação de barrotes de pinho tratado 70x77mm afastados ao eixo 500mm, fixas à vigas de material compósito com parafusos 6x100mm em inox A4, reforço perimetral para as recaídas e na zona de fixação dos postes de suporte ao passamãos de madeira, com distanciamento de 1800mm entre si em toda a bordadura.
3) Plataformas flutuantes: Estrutura base em betão, plataformas dispostas com configuração da obra e prontas a ser revestidas pela estrutura primária metálica em aço leve com tratamento anticorrosivo, afastamento ao eixo de aproximadamente 1200mm, com cantoneiras metálicas soldadas para servir de fixação às vigas de madeira. As vigas foram dispostas de forma a servir de base ao deck em todo o contorno da estrutura de assentamento, com consolas e perímetro em redondo de difícil execução e complexidade técnica. O deck revestiu toda a madeira, como estruturas especial temos bancadas para os utentes com comprimento de 21 metros e largura de 3 metros, canopies de sombreamento, lugar do nadador salvador, escadas para o mar, degraus para as piscinas, rampas de acesso a deficientes e apoio das pontes móveis, bordadura das piscinas, reforço perimetral e consolas sobre o mar.
4) Pontes de acesso e ligação terra – mar: Estrutura metálica com barrotes de pinho tratado, revestida a réguas de deck inteiras em toda a largura do vão.
A execução teve início em Junho de 2014 e conclusão no final de Julho de 2014, o trabalho de madeira foi iniciado a 12 de Junho e concluído a 29 de Julho, durante quatro semanas contamos com 19 homens em trabalho diurno, as datas de conclusão da 1ª e 2ª fase, foram cumpridas os objetivos finais do projeto foram alcançados.
Vista geral:
Panorâmicas: